segunda-feira, 16 de agosto de 2010

FILMES DE 2009 ESQUECIDOS PELAS SALAS DE CINEMA BRASILEIRAS

O ano de 2009 foi presenteado com filmes inteligentes, intrigantes, românticos, irônicos, históricos e denunciantes. No entanto, foi por possuir pelo menos uma dessas qualidades que os mesmos foram subtraídos dos cinemas brasileiros. Esses filmes não tiveram uma divulgação de “blockbuster”, nem contaram com um marketing direcionado para as multidões, não tiveram como personagens principais explosões, destruição, ou devastações geradas por computador. As histórias retratadas nesses filmes tiveram seu foco no aspecto humano dos personagens. Mesmo no filme que tem a guerra como cenário, ou no que trata de uma trama de proporções internacionais, é o elemento humano que conduz a história. Isso serviu para deixá-los impedidos de adentrar nas salas de cinema brasileiras. Para dizer que eles não foram por inteiro afastados, as vezes conseguia-se espremê-los na programação por uma semana, ou colocá-los em horário diferenciado por serem filmes de arte, quando na verdade não são. E assim perdemos de desfrutar de títulos que exigem reflexão e que carregam sensibilidade consigo.
                                           
Vamos ver aqui alguns desses filmes que lamentavelmente tiveram, quando muito, uma apresentação diminuta nos cinemas brasileiros.


Coco Antes de Chanel (Coco Avant Chanel) http://www.imdb.com/title/tt1035736/ Este filme mostra o início da vida da estilista Coco Chanel, expondo os caminhos tomados pela mesma até tornar-se um expoente na moda. Durante o filme é possível identificar o espírito aventuroso e determinado da artista que, para fugir das limitações impostas por viver em uma cidade geograficamente irrelevante, partiu para morar em uma cidade perto de Paris e tornando-se concubina de um homem nobre, rico e conceituado. Foi aí que, em contato com a camada mais rica da sociedade, suas criações vanguardistas começaram a ganhar notoriedade.

No filme consegue-se ver as resistências que Coco Chanel, ainda chamada de Grabielle, tem de enfrentar por ser mulher, e ainda o comportamento submisso que é esperado desse gênero mas combatido pela artista.

O filme se resume a vida de Coco Chanel antes da mesma atingir a fama e não ultrapassa esse período. Não exibe-se a estilista a brilhar nem suas criações mais famosas, o foco é centrado no aspecto humano da personagem que aventurosamente ascendeu ao estrelato.



 
Trama Internacional (The International) http://www.imdb.com/title/tt0963178/ Este título em particular possui um enredo que mais se equipara aos filmes de “blockbuster”. A história revela um banco internacional envolvido com a venda de armas para países em conflito. Essa participação permitia que a instituição financeira exercesse influência em golpes de governo que ajudassem seu interesse. Possuindo esse tipo de vantagem lucrativa, os executivos do banco investigado friamente ordenavam o assassinato de quem viesse a se opor contra seus interesses.

A consistente execução de pessoas que ameaçavam seus interesses atingiu um agente da Interpol, que a partir de então considerou com uma missão pessoal o desmascaramento e derrubada do banco em questão. A vontade desse agente, interpretado por Clive Owen, baseia-se na impunidade com que a instituição financeira dispõe da vida das pessoas. É o sentimento humano em favor das vidas que morreram e que têm seu assassino protegido pela impunidade garantida pela burocracia legal que estimula o personagem principal em sua busca de alguma justiça.

O diferencial desse filme está na crítica apresentada à política capitalista das instituições financeiras, à facilidade de corromper o mais alto escalão de defesa de um país e à impunidade com que isso tudo acontece. Isso tudo foi apresentado de forma realista e por isso sua finalização destoa daquelas mais usualmente exploradas nos filmes hollywoodianos.




500 Dias Com Ela (500 Days Of Summer) http://www.imdb.com/title/tt1022603/Aqui está uma história de amor que no começo já se diz que não se trata de uma história de amor. Com isso tem início a história de um rapaz que se apaixona por uma jovem que se recusa a se apaixonar, pelo menos por ele. A atriz Zooey Deschanel está em alta na sua carreira e ela faz bem a personagem deste filme que retrata uma mulher um inerte, um tanto egoísta e fria para os sentimentos de seu parceiro. Considerando-se isso, é possível concluir que formar um par com essa mulher é estar propenso a ter o coração partido.

Apesar de possuir a roupagem de um filme romântico comum, ele possui conclusões um tanto reais, eliminando a certeza, geralmente utilizada, de um final feliz. Assim, o espectador fica com a oportunidade de ver, cinematograficamente, um possível caso de amor.

A classificação nacional errônea deste título como filme de arte restringiu sua projeção a dias determinados e inibiu uma parte do público de admirá-lo. Nem mesmo a crítica favorável influenciou os cinemas a trazê-lo para uma distribuição mais abrangente. Com isso, foi diminuta a apreciação desta história romântica que diverge das demais por trazer a incerteza de se ter ou não um final feliz.



Um Homem Sério (A Serious Man) http://www.imdb.com/title/tt1019452/Este título, pertencente aos irmãos Coen, é uma sátira que exibe a vida de um judeu de comportamento tão correto que transborda para a ingenuidade. Apesar de obedecer a todas as regras, esse homem é menosprezado pela família e colegas, chegando ao ponto de sua mulher, ao confessar que tem um amante, exigir que ele, seu marido, se mude para que o amante possa morar em sua casa.

Esse é apenas um aspecto que o personagem principal terá de enfrentar na sua vida que mais parece um frágil castelo de cartas a ponto de desabar. E lembre-se, para os irmãos Coen não há nada tão ruim que não possa piorar.

O filme não tem atores de renome como nos anteriores dessa dupla de diretores, mas o trabalho daqueles que estão no filme é excelente, sendo os personagens postos a enfrentar adversidades que a vida cruelmente impõe. Bem dirigido e atuado, a este filme merecia ter sido dada uma oportunidade de assisti-lo nos cinemas.



   
Whatever Works - Tudo Pode Dar Certo (Whatever Works) http://www.imdb.com/title/tt1178663/ Apesar da idade já avançada, sua relevância permanece intacta e seu talento surpreendente. Estou a referir-me de, nada mais, nada menos, que Woody Allen. Este seu filme, aqui indicado, era para ser exibido em 2009 mas, sem lhe ser fornecida a atenção adequada, sua projeção foi adiada, e só recebeu uma breve exibição em 2010. Só faltava classificar esse filme como filme de arte para destruir qualquer critério.

A história aqui mostra um homem antes considerado um gênio que, devido a essa mesma genialidade, desenvolve uma visão pessimista e de superioridade perante as outras pessoas. Isso restringe seu contato humano a apenas seus poucos amigos, até que uma jovem que estava morando na rua lhe pede comida e acaba pernoitando em sua casa. Os acontecimentos que florescerão a partir daí são inusitados e extremamente divertidos, conservando o espírito dos filmes do Woody Allen.

Na verdade, dos seus filmes recentes, esse é o que mais se assemelha ao seu estilo antigo. Por isso mesmo é bom ver que, mesmo evoluindo e produzindo filmes mais sérios e dramáticos, este cineasta não perdeu suas características cômicas originais.

Este filme é quase que contado em primeira pessoa e é extremamente divertido ver o personagem principal falando mal das pessoas em todos os assuntos possíveis. Sendo pessimista assim, só nos resta rir de seus comentários, garantindo nossa diversão. Infelizmente, a sede lucrativa dos cinemas brasileiros não achou que este filme acrescentaria algo para seus bolsos.




Guerra ao Terror (The Hurt Locker) http://www.imdb.com/title/tt0887912/ A gafe de não se ter exibido este filme no Brasil foi tão grande que, só depois de ganhar inúmeros prêmios e até mesmo o Oscar de melhor filme, o mesmo ganhou seu direito de ser projetado nos cinemas brasileiros.

Este é um filme de guerra e sua importância é um tanto acidental, pois nele não se invoca protestos políticos, nem sequer mostram-se ordens emanadas de militares da alta hierarquia, mesmo assim, este tornou-se, dentre os filmes que tem como tema o conflito no Oriente Médio, um dos mais relevantes.

O enredo é de um filme de ação sobre um soldado viciado em adrenalina que sempre vai ao limite nas suas missões. No entanto, o que a película acaba por mostrar é dia-a-dia dos soldados e os riscos enfrentados pelos mesmos nessa guerra que utiliza bombas destinadas a matar civis e militares.

Com o que é mostrado, ganha outro peso a indagação sobre se vale a pena manter essa guerra que teve início devido a motivos comprovadamente inexistentes, e que é mantida ao custo dos perigos que os soldados têm de enfrentar. O aspecto realista do filme não permite que se pense que o que acontece nele é apenas fantasia, contrariamente, fornece uma visão concreta do que se passa nesse conflito, incomodando aqueles que preferiam não acreditar em suas consequência reais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário